Introdução à teoria das cores
O objetivo deste texto é apresentar os conceitos
- cor e luz da cor
- cor e tinta da cor
- mistura por adição ou subtração
- cores primárias para composição visual
- cores primárias para misturas de tintas
As cores primárias são: vermelho, amarelo, verde e azul.
Esta frase lhe parece um dogma, uma arbitrariedade, o senso comum ou uma verdade científica?
Note que falei de cores e não de tintas ou papéis coloridos ou tecidos pintados, nem de nenhum meio material que produza estas cores.
Teorias sobre cores são elaboradas para sistematizar o entendimento das cores, estabelecer uma linguagem para descrevê-las e estabelecer uma notação para identificar cada cor de modo inequívoco.
Também se procura entender a mistura de tintas ou pigmentos em técnicas de impressão por quadricromia ou trabalhos artísticos e mistura de cores em objetos radiantes como monitores de computador e televisão e displays coloridos.
Duas teorias antigas
Na primeira teoria das cores conhecida, Arquimedes relacionou as cores (incluindo o amarelo) com elementos da natureza e tinha como objetivo explicar a origem das cores.
Leonardo Da Vinci sugeriu uma hierarquia das cores relacionando seis cores: branco (luz), amarelo (terra), verde (água), azul (ar) e vermelho (fogo) e o preto (ausência de cor).
Preste atenção nestas cores. Elas vão ressurgir na era moderna como cores únicas ou principais.
ISAAC NEWTON | O início
Newton estudou as cores para compreender sua natureza e suas leis físicas e matemáticas. Observou que a luz branca (luz do sol) quando passa através de um prisma decompõe-se em um espectro colorido, como o arco íris. Esta experiência foi o grande marco da ciência na compreensão da natureza e origem das cores.
No espectro observado, relacionou sete tonalidades diferentes que foram nomeadas seguindo as notas musicais: Vermelho DO, laranja RE, amarelo MI, verde FA, azul SOL, índigo LA e violeta SI.
Newton notou que podia compor qualquer cor por adição, ou sobreposição, de duas ou três outras cores. Foi possível obter cores que apesar de existirem na natureza não apareciam no espectro da luz branca.
Obteve o magenta e as outras cores da chamada linha do magenta e com isso foi possível completar um círculo unindo o vermelho com o anil. Este círculo se tornou o primeiro esquema científico para estudar as cores sistematicamente e formular matematicamente a composição das cores.
Observe no círculo de Newton a oposição aproximada entre vermelho e verde e entre amarelo e azul. Estas posições também vão surgir nas modernas teorias das cores, três séculos mais tarde no conceito de cores oponentes.